
Na 39ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, realizada nesta terça-feira (03/12), foram aprovados por unanimidade diversos projetos de lei e indicações de grande importância para o município. A sessão foi marcada pela aprovação de projetos que tratam da toponímia de novas instituições de ensino.
Entre os projetos de lei aprovados, destacam-se aqueles que definem o nome oficial do novo Hospital Universitário, que vai receber o nome do ex-vereador Amintas Ferreira de Oliveira, conhecido como Baiano do Hospital por indicação do Poder Legislativo proposta pelo vereador Chefinho, do Núcleo de Educação Infantil do Bairro Jardim Europa, que vai receber o nome de Nair Gomes de Sousa, mãe do vereador Flávio Gomes, do Poder Legislativo proposto pelo vereador Anuarinho, do Núcleo de Educação Infantil do Bairro Nova Esperança, que vai receber o nome de Nilde Maria dos Santos, também proposto pelo vereador Anuarinho, do Núcleo de Educação Infantil do Bairro Esplanada, que vai receber o nome de Zulmiro Frigoto, do Poder Legislativo proposto pelos vereadores Cabelo, Maria Pereira, Cleverson e Chefinho. Também foi aprovado o projeto de lei do Poder Executivo que dá nome de Marili Terezinha de Souza ao Núcleo de Educação Infantil localizado na Rua Arara Azul, Loteamento Recanto dos Pássaros.
Além dos projetos de lei, a sessão também contou com a aprovação de importantes indicações. O vereador Wilson Leite, através da indicação 118/2024, solicitou à prefeita municipal a canalização dos cursos d’água da cidade, visando melhorias na infraestrutura e na prevenção de enchentes.

– É uma obra que eu entendo que se faz necessário na nossa cidade e até com uma certa urgência. Às margens dos igarapés que cortam a nossa cidade, no período de inverno, a proliferação de caramujo é muito grande. E aquilo, todo mundo sabe, são vetores de doenças que acabam afetando a vida das pessoas e por isso eu faço essa indicação.
O vereador Cleverson Zajac, através da indicação 133/2024, pediu a instalação de câmeras de videomonitoramento em transportes coletivos e escolares, reforçando a segurança dos passageiros e estudantes. Cleverson justificou o pedido:

– Nós temos hoje transporte público escolar atendendo as crianças, os jovens e adolescentes para a rede municipal de ensino. Porém, ainda sentimos uma necessidade e uma deficiência na questão de monitoramento. Sabemos que já houve casos de assédio, aliciamento, tentativa de assédio sexual dentro de ônibus e o que venho solicitar é que o município venha instalar câmeras dentro desse veículos para melhor a segurança de todos.
A vereadora Maria Pereira solicitou a construção de calçadas adaptadas no Bairro Residencial Canaã, garantindo maior acessibilidade para pessoas com deficiência. Ela justifica a solicitação:
– Vai melhorar muito o aspecto do bairro. Trazendo higienização e melhor visibilidade e dando qualidade de vida e segurança aos munícipes daquele bairro.
Com a aprovação unânime de todas as matérias, os vereadores demonstram o comprometimento com o desenvolvimento e o bem-estar da população de Canaã dos Carajás.
ASCOM/CÂMARA 2024