Canaã dos Carajás - PA, 19 de abril de 2024

Aeroporto, creche e transformação da antiga rodoviária em shopping popular são indicados na 8ª Sessão de 2023

A Câmara Municipal realizou nesta terça-feira (28/03) a 8º Sessão Ordinária de 2023, ocasião em que foram apresentadas três indicações e o decreto legislativo que trata sobre o marco temporal de transição da nova lei de licitações.

O vereador Anderson Mendes apresentou duas indicações. Na primeira delas, a 003/2023, ele solicitou a construção do aeroporto de Canaã dos Carajás. Anderson destacou que a algum tempo já vem discutindo a construção do aeroporto:

Anderson Mendes – MDB

– Desde quando eu fui presidente da Associação Comercial eu fiz várias visitas dentro e fora do estado, tentando trazer investidores pra Canaã dos Carajás e sempre quando conversávamos com os empresários uma das coisas que perguntavam era sobre a logística e as dificuldades eram sempre a estrada que liga ao posto 70 e a questão do aeroporto. Estamos renovando esta indicação pela quarta vez pedindo a prefeitura a construção de um aeroporto aqui em Canaã. Disse Anderson Mendes na defesa de sua primeira indicação.

Na segunda, a 010/2023, ele solicita a construção de uma creche na AgroVila Nova Jerusalém que ele justificou da seguinte maneira:

Ali tem várias mães que moram na vila e que saem para poder trabalhar em suas terras e a maioria das mães não tem com quem deixar seus filhos, não tem como pagar pessoas para poder cuidar e vendo a dificuldade daquelas mães entrei com essa indicação pedindo a construção de uma creche ali na vila Jerusalém.

A vereadora Maria Pereira apresentou a indicação 027/2023 em que pede a reestruturação da antiga rodoviária das vans transformando-a em um shopping popular com praça de alimentação, lojas e feira, entre outras atividades comerciais. A insegurança atualmente nas proximidades do local foi um dos pontos que Maria Pereira apresentou como justificativa:

Maria Pereira – PL

– Ali está tendo muita insegurança, é escuro, tem energia irregular, tem apagão de vez em quando, tem incêndio naquele poste colocando a vida das pessoas em risco. Então estou aqui pedindo aos meus colegas vereadores, pedindo a população, pedindo a nossa prefeita que faça uma reestruturação naquele espaço e que se coloque um espaço digno de se trabalhar e também de se visitar.

As três indicações foram aprovadas. Os vereadores também aprovaram o Decreto Legislativo 001/2023, de autoria da mesa diretora que regulamenta o marco temporal de transição, determinando que a Câmara Municipal de Canaã dos Carajás aplicará integralmente o novo regime de licitações estabelecido pela lei 14.133/2021, cujas medidas entram em vigor no dia 1º de abril. A nova legislação tem como objetivo aprimorar a compra ou contratação de bens, serviços e obras, tornando-as mais rápidas e eficientes.

Pular para o conteúdo