Canaã dos Carajás - PA, 15 de junho de 2024

Aprovado Lei que institui o Plano Municipal de Intervenção Pedagógica em Canaã dos Carajás

Os vereadores aprovaram na noite desta terça-feira (04/06), o Projeto de Lei 014/2024, de autoria do Executivo instituindo o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) nas escolas municipais de ensino fundamental. Intervenção pedagógica é uma medida escolar tomada pelo professor ao perceber dificuldades no processo de aprendizagem e desenvolvimento de um aluno. Essa ação tem o intuito de evoluir o aprendizado, a fixação de conteúdo e a construção de pensamento.

A Lei instituindo o PIP no município estabelece a adoção de estratégias de ensino diferenciadas, inovadoras e criativas, definindo padrões de aprendizagem para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com os parâmetros curriculares nacionais e as diretrizes curriculares da Secretaria Municipal de Educação.

O Plano prevê, inicialmente, a elaboração de um diagnóstico com a finalidade de criar o Sistema de Avaliação Municipal de Canaã dos Carajás (SAMACC), que vai nortear as ações que serão desenvolvidas em cada unidade envolvendo toda a comunidade escolar, inclusive os responsáveis e pais dos estudantes que serão atendidos.

Os vereadores também apreciaram três indicações, sendo elas duas do vereador Wilson Leite e uma do vereador Flávio Gomes. Na indicação 043/2024, Flávio Gomes pede a pavimentação asfáltica com ciclovia e iluminação no GranVille I, na VS-52. Flávio justificou o pedido:

Flávio Gomes

É de suma importância para uso dos moradores proporcionando maior segurança, qualidade de vida e valorizando as pessoas.

Na indicação 044/2024, Wilson Leite pede a pavimentação do assentamento Eduardo Galeano. Ele justifica citando a proximidade do local com o perímetro urbano:

– Ali está praticamente dentro do perímetro urbano da nossa cidade. Então é de extrema importância que nossa pavimentação asfáltica alcance aqueles moradores. Eu vejo que tendo a infraestrutura naquele assentamento ali vai produzir quatro, cinco vezes mais do que ali já produz.

Na indicação 045/2024, Wilson solicita que seja feita uma rotatória no cruzamento da Avenida América com a Rua H, no Bairro Novo Brasil. Na justificativa ele lembrou a necessidade de diminuir a violência no transito:

Wison Leite

– Nós temos que encontrar os mecanismos legais que nós temos para reduzir essa velocidade e eu vejo que quebra-molas é coisa do passado, então a rotatória ali sem dúvida nenhuma seria de grande valia para que o motorista pudesse controlar a velocidade.

De autoria do Poder Legislativo, proposto pelo vereador Miguel da Saúde, a Câmara também aprovou a Lei 012/2024 que denomina o Parque Linear, que fará parte da ampliação do novo Lago dos Buritis, com o Topônimo em homenagem a Zulmira Arais da Silva.

Miguel da Saúde

– Ela faleceu em 28 de setembro de 2023 deixando um rastro de amor e alegria na memória de seus familiares e amigos. Foi a justificativa do vereador Miguel da Saúde.

ASCOM/CÂMARA 2024

Pular para o conteúdo