Canaã dos Carajás - PA, 29 de março de 2024

Aprovado protocolo de segurança nas escolas de Canaã dos Carajás

Em Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, (11/04), os vereadores de Canaã dos Carajás aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 014/2023 que institui o protocolo de segurança máxima nas escolas municipais. O projeto é de autoria do Legislativo, assinado por todos os vereadores da casa.

O protocolo tem por objetivo estabelecer medidas de reforço de segurança em escolas, delimitando formas de prevenção e ação frente a possíveis ataques que possam representar risco a integridade física de estudantes, professores e outros membros da comunidade escolar. Pelo lado estrutural a lei prevê a instalação de cerca concertina, portas com detectores de metais e leitores faciais, câmeras de vídeo monitoramento e pelo menos um vigilante portando arma não letal durante o período escolar. Pelo lado das ações está previsto treinamento com alunos e comunidade escola para que possam identificar, comunicar e solucionar possíveis situações de ataques violentos, distribuição de cartilha, palestras e implantação de um canal de comunicação rápido com a Policia Militar e com o Corpo de Bombeiros.

No início desta semana a comunidade escolar viveu um momento de apreensão e preocupação com uma ameaça feita por um internauta direcionada a alunos, professores, coordenadores e diretora da Escola Municipal Carmelo Mendes amplamente repercutido nas redes sociais, o que rapidamente mobilizou as autoridades que tomaram imediatas providencias que contribuem com a segurança nas escolas. A onda de ameaças às escolas vem ocorrendo em todo o território nacional.

Também foi aprovada o Projeto de Lei 012/2023, de autoria do Legislativo, por iniciativa dos vereadores Cleverson Zajac e Miguel da Saúde, denominando o Centro de Atendimento Educacional Especializado Viver e Conviver, com uma homenagem a Rodrigo Barbosa da Silva. O Centro Viver e Conviver foi inaugurado em 2008 e apoia pais, familiares e educadores no que se refere ao desenvolvimento e formação de crianças e jovens neurodivergentes. Rodrigo recebeu atendimento no centro desde sua infância até sua juventude. Ele faleceu em 2021, aos 17 anos, em decorrência de pneumonia. Prestes a inaugurar suas novas instalações o local agora terá o nome de Centro de Atendimento Educacional Especializado Viver e Conviver Rodrigo Barbosa da Silva.

Os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei n° 013/2023, também de autoria do Legislativo, por iniciativa dos vereadores Wilson Leite e Cleverson Zajac denominando o Espaço Maker Municipal com uma homenagem ao professor Grazianne Jeferson Medina de Almeida. O espaço maker disporá de estrutura e equipamentos destinados a estudos científicos. Conhecido popularmente como planetário, vai dispor de um auditório de alta tecnologia que projetará o universo para auxiliar no desenvolvimento criativo e intelectual de seus usuários. Professor Grazianne Medina, como era conhecido, atuava na área de ciências e a homenagem vai eternizar sua contribuição ao município de Canaã dos Carajás.