Canaã dos Carajás - PA, 28 de maio de 2024

Autoridades discutem ensino superior em Canaã dos Carajás

Na manhã desta segunda-feira (16/10) autoridades municipais, reitores e professores se reuniram no auditório da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás para discutirem o ensino superior no município.

A ideia é transformar a educação superior uma segunda matriz econômica como alternativa a mineração, principal matriz do município. A Prefeita, Josemira Gadelha, apresentou um Diagnostico atualizado do município, informando que Canaã dos Carajás é hoje o 4º maior exportador brasileiro sendo responsável por 3,2% das exportações do Brasil e por 33% do Estado do Pará.

Josemira Gadelha

Josemira, também informou que a atual rede municipal de ensino conta com mais de 16 mil alunos e esse número cresce a cada instante. Pra se ter uma ideia só este ano mais de 1.200 alunos ingressaram na rede pública municipal de ensino.

No ensino superior a UNIFESPA, UEPA e IFPA já estão presentes no município e oferecem dezenas de cursos técnicos, graduações e pós graduações. A projeção é a implantação da Cidade Universitária localizada no Polo Educacional onde já existe as instalações da UEPA e disponibiliza terrenos para a estruturação outras instituições interessadas em instalar seu campus no município.

Os investimentos são feitos com interesse em ofertar mais cursos entre eles os mais procurados como medicina e direito, segundo pesquisa qualitativa de demanda realizada na região em 2019, que está sendo preparada para uma atualização.  

Pular para o conteúdo