Fevereiro Roxo e Laranja é tema de palestra aos servidores da Câmara

Os servidores da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás participaram na manhã desta sexta-feira (09/02), de uma palestra alusiva a campanha Fevereiro Roxo e Laranja.

O Fevereiro Roxo e Laranja é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo objetivo é incitar discussões, campanhas educativas e de combate ao Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e a Leucemia, respectivamente. A ação visa atingir diversos órgãos públicos e privados espalhados pelos 26 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

Roxo para conscientizar

A Fibromialgia, o Lúpus e o Mal de Alzheimer são doenças que só podem ser tratadas através de cuidados paliativos, não havendo cura. O trabalho de orientação das instituições de saúde deve estar voltado para as formas de tratamento existentes, capazes de retardar os sintomas. O diagnóstico precoce segue sendo o melhor caminho para enfrentá-las.

Laranja para auxiliar

Segundo o INCA, entre 2020 e 2022 foram diagnosticados 5.920 novos casos de Leucemia em homens e 4.890 em mulheres. Segundo o Instituto, mais de 11 mil casos são esperados no Brasil entre 2023 e 2025.

A doença apresenta mais de 12 tipos, sendo os quatro primários a Leucemia Mieloide Aguda (LMA); Leucemia Mieloide Crônica (LMC); Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) e Leucemia Linfocítica Crônica (CLL).

O tratamento segue dependendo da doação de medulas ósseas, com chance de compatibilidade em torno de uma em 100 mil. Esse recorte demonstra que o número de adesão ao procedimento precisa escalonar de maneira progressiva, para que a possibilidade de sobrevivência dos portadores fique cada vez maior.

A palestra ocorreu no Plenário da Câmara e foi proferida pela Técnica em Segurança do Trabalho Gracyella Santos.