Canaã dos Carajás - PA, 19 de abril de 2024

Vereadores se reúnem com a Vale para discutir sobre famílias do Cristalino

Em reunião realizada nesta segunda-feira (08/05) os vereadores de Canaã dos Carajás e a Vale discutiram a atual situação e alternativas para uma solução da situação das famílias que estão, nesse momento, na área em que será implantado o Projeto Cristalino. Vereadores de Curionópolis também estiveram na reunião.  O projeto será implantado na área territorial de Curionópolis, mas o acesso e todas as consequências, inclusive sociais, estão na área de influência do município de Canaã dos Carajás.

Na reunião de hoje a Vale informou que as famílias vulneráveis serão objeto de acordos e que os atendimentos para famílias consideradas dentro dos critérios serão indenizadas com pagamento de valores dentro dos componentes existentes nas propriedades conforme declarado por cada família. A Vale informou ainda que os acordos foram construídos juntamente com as famílias e que os mantém conforme descrito nos autos do processo de reintegração de posse, já obtido pela empresa.

Os advogados das famílias que debatem com a Vale exigiram que a empresa deixe de generalizar as situações das famílias e que promova a realocação para outras terras de igual valor e qualidade ou indenize cada família em dinheiro. Por pedido da Câmara Municipal a Vale concordou que serão protocoladas na câmara municipal documentos referentes a atas de reuniões entre a empresa e os moradores da área especificada.

Pular para o conteúdo