Canaã dos Carajás - PA, 24 de julho de 2024

Junior Garra

Nome Completo: Zilmar Costa Aguiar Junior
Data de Nascimento:
30/08/1979
Naturalidade: Goiânia – GO
Profissão: Vereador
Escolaridade: Superior completo
Email: ver.juniorgarra@cmcanaadoscarajas.pa.gov.br
Instagram:

O vereador foi eleito com 713 votos.
Partido: PODE

Resumo Profissional

Zilmar Costa Aguiar Junior, o Junior Garra, é filho de Zilmar Costa Aguiar e Maria dos Anjos Alves. Nasceu em Goiânia, cresceu no interior do estado de Goiás, nas cidades de Mara Rosa e Uruaçu. Em 1994 se mudou para Canaã dos Carajás, na época Cedere II.

Na época tinha 16 anos, e buscava o sonho dourado do ouro. Algum tempo depois percebeu que era necessário retomar os estudos, quando então retornou á capital de Goiás, mas já levava consigo o amor pelo belo estado do Pará em suas veias. Sempre retornava nas férias escolares para a casa dos parentes que residem até hoje em Canaã dos Carajás.

Em Goiânia o jovem garoto do interior teve uma oportunidade na empresa Placauto, como responsável pelo setor de emplacamento de veículos do Detran, em Aparecida de Goiânia. Durante o período que ocupou a função percebeu que deveria se qualificar na área, e ingressou no curso de formação de instrutor de trânsito.

Após a conclusão do curso era chegado o momento certo para retornar ao Pará, mais precisamente para Canaã dos Carajás, onde o jovem sonhador Junior Garra já havia detectado a necessidade de uma auto-escola. Ele conta que foi uma época muito difícil já que os impecílios para legalizar a empresa eram gigantescos.

Depois de um trabalho árduo, juntou suas economias às economias de sua irmã Polyana e então nasceu a Auto Escola Garra. O ano era 2004.

Neste período Junior Garra percebeu a importância da política na vida de todos os cidadãos, já que sem a interferência política não conseguiria abria a auto-escola e decidiu lutar para ingressar na vida pública e assim poder ajudar seus concidadãos.

Em 2008, com a ajuda de vários amigos se lançou candidato a vereador, conseguindo 226 votos. Não se elegeu mas manteve firme seu propósito.

Em 2012 se candidatou novamente e desta vez, com uma votação de 689 votos foi eleito, e pode iniciar a realização de um sonho. Seu primeiro projeto foi a implantação do programa Habilitação Solidária. Projeto para qual Junior Garra fez questão de declarar sua empresa inapta na concorrência. O projeto foi aprovado, publicado e sancionado pelo prefeito municipal, mas só veio a ser implantado 4 anos depois.

Durante seu primeiro mandato de vereador apresentou várias demandas populares, entre elas a criação dos bosques municipais, sendo que um deles, o Bosque Gonzaguinha, já saiu do papel e
hoje é o cartão postal da cidade. Vale citar também as demandas do Centro de Zoonozes e monitoramento eletrônico de ruas e avenidas, que também já foram implementados, coleta seletiva de lixo ecriação da guarda municipal, dentre outros.

Em 2016 colocou novamente seu nome à apreciação da comunidade. Desta vez como candidato á reeleição, e felizmente seu trabalho foi reconhecido pela comunidade, que lhe conferiu 1.183 votos, lhe garantindo a continuidade na Câmara de Vereadores. No dia 1o de janeiro de 2017, logo após empossado vereador, Junior Garra teve a satisfação de ter sua liderança reconhecida pelos demais vereadores, quando foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2017/2018.

À frente do Legislativo Canaense Junior Garra se destacou pela modernização da Casa de Leis, investindo em treinamento e qualificação de pessoal e esmerando-se na transparência dos atos e ações da Câmara. Foi agraciado com o Selo de Ouro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Para, por uma gestão 100% transparente.

Em 2020 se candidatou a um terceiro mandato sendo eleito com 713 votos pelo PDT. Em janeiro de 2021, atendendo a convite da prefeita Josemira Gadelha, se licenciou do mandato de vereador e assumiu as funções de secretário à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

À frente da Sempru Junior Garra vem desenvolvendo um trabalho voltado para o aumento e diversificação produtivado município, incentivando cadeias produtivas pouco exploradas como é o caso do cacau e da pitaia. Isto, alinhado com o programa de governo Procampo tem alavancado a produção rural, beneficiando mais de 500 produtores por ano, com fornecimento de tecnologia, insumos e assistência técnica.

Considerado um político de posições claras, Junior Garra segue como líder de boa parte da direita em Canaã dos Carajás, com laços estreitos com o senador Zequinha Marinho, deputado federal
Delegado Caveira e deputado estadual Tony Cunha.

Filiação Partidaria – Junior Garra

Pular para o conteúdo