
Os vereadores Jurandir José, Cleverson Zajac e Maria Pereira apresentaram cinco indicações na 33ª Sessão Ordinária de 2024, realizada na noite desta terça-feira (22/10), na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, com boa presença – mais uma vez – do público.
Através da indicação 115/2024, o vereador Jurandir José dos Santos, solicitou que o Executivo Municipal estude a possibilidade de fazer parte do Projeto Sandbox Regulatório da Agência Nacional de Comunicação (ANATEL) para melhorar o sinal de telefonia móvel em Canaã. Ele justifica o pedido:

– Tem muita gente que não tem condição de ter uma internet em casa e seus filhos precisam estudar, precisam fazer pesquisa e nós precisamos estar atentos e voltados pra tecnologia que realmente é o que move o mundo hoje.
A iniciativa da Anatel, trata-se de Projeto Piloto de Ambiente Regulatório Experimental, criado para permitir, sob regras especiais, que entidades municipais possam instalar repetidores de radiofrequências e reforçadores de sinais internos, com o objetivo de ampliar a cobertura dos sistemas de telefonia móvel (Serviço Móvel Pessoal – SMP), nas localidades fora do distrito-sede dos municípios. Sandbox é um ambiente regulatório onde o regulador permite, de maneira controlada e por prazo determinado, a isenção do cumprimento de determinadas obrigações regulatórias em prol de que se testem modelos de negócios inovadores em várias áreas de atuação empresarial.
Pela indicação 116/2024, Jurandir solicita a construção de um Centro Memorial de Informações Turísticas de Canaã dos Carajás. Ele explica o pedido:
– A gente precisa ter um ambiente onde reúne toda a história de Canaã porque aqui nós temos muitos pesquisadores, muitas pessoas de fora, inclusive de outros países, que nos visitam e é salutar que a gente mostre a nossa história e; claro, manter essa historia viva pra daqui mais alguns anos as pessoas que vierem pra cá ou os que nascerem agora ter o conhecimento de toda a nossa história.
Através da indicação 117/2024, o vereador Cleverson Zajac pediu implantação de uma agência do INSS no município. Cleverson explica o que o levou a tomar a iniciativa:

– Muitas pessoas precisam do INSS e muitas vezes vão a Parauapebas, outras vezes vão a Marabá, a Redenção, Xinguara e o deslocamento é muito caro. É um auto custo, principalmente pra quem hoje depende do INSS.
Já a vereadora Maria Pereira, se utilizou da indicação 119/2024 para solicitar a construção da sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Produção Rural (SEMPRU), com espaço para viveiro e área de experimentação. Maria Pereira falou sobre a importância da indicação:

– Hoje, diante da qualidade dos nossos prédios públicos, é uma das secretarias que precisam de um investimento. Sabemos que com investimento na nossa mecanização agrícola aqui em Canaã dos Carajás está um trabalho muito árduo, um trabalho com a população crescente todos os dias e nós sabemos que a casa do produtor é a Secretaria de Desenvolvimento Rural. E hoje estamos sem condições de trabalho e condições de acolher as pessoas que precisam do atendimento rural.
Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade.
ASCOM/CÂMARA 2024