Canaã dos Carajás - PA, 13 de junho de 2025

Vereadores aprovam desapropriação de área onde será o aeroporto

Em Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (29/10), os vereadores de Canaã dos Carajás aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 026/2024 que desapropria uma área de aproximadamente 400 hectares localizada na Fazenda Lagoa das Antas, na VE-3, pertencente ao Grupo Umuarama, que será utilizada para construção do aeroporto local.

A localização foi definida a partir do Estudo de Viabilidade e do Plano Diretor do Aeroporto que fazem parte do Relatório de Viabilidade da Infraero. As principais considerações foram a localização estratégica, topografia favorável e cumprimento da zona de proteção de aeródromo.

Através da Indicação 120/2024, a vereadora Maria Pereira, solicitou a construção da sede da Secretaria de Segurança Pública Viária. Maria explica que atualmente está funcionando em dois prédios e a construção é necessário e urgente:

Maria Pereira

Não sei se a população sabe… Mas a secretaria está dividida em dois locais. Onde a secretária e a parte administrativa funcionam em uma residência e o departamento de transito com o pátio funciona em outro local. As demandas de transito de Canaã tem crescido muito, logo teremos um curso e vai concursar mais agente de transito e a gente precisa dá qualidade e segurança ao trabalhar da Secretaria de Segurança Pública e também aos usuários.

Já o vereador Jurandir José dos Santos, apresentou a indicação 122/2024 pedindo a construção de um hospital veterinário público e a disponibilização de uma ambulância para os respectivos atendimentos. Jurandir explica as razões que o levaram a fazer o pedido:

Jurandir José dos Santos

Nós estamos indicando o hospital veterinário para atender animais de pequeno porte cujos proprietários são pessoas de baixa renda. Inclusive o transporte desses animais com a ambulância. 

As duas indicações foram aprovadas com unanimidade.

ASCOM/CÂMARA 2024